Muitas pessoas que desejam ver a Aurora Boreal na Islândia ficam com dúvidas sobre o melhor mês. Se é no segundo semestre, ou se é no primeiro semestre dos anos. Grande parte das pessoas acreditam que há diferença de chances para ver a Aurora Boreal. Não é possível dizer isso. Para ver a a Aurora precisamos de: 1) Interação de partículas solares com os gases presentes em nossas atmosfera. 2) Céu limpo. 3) Noite escura. Todos este ítens devem estar presentes. Sem um deles, resumidamente, podemos dizer que não será possível ver a Aurora Boreal.
Quanto ao primeiro item não temos muito o que fazer. Isso não depende da vontade dos mortais. Apenas temos que aceitar o que a natureza nos envia. Se ela não quiser que nós vejamos as luzes, não há nada o que fazer, infelizmente. Por isso também, quanto maior o tempo na Islândia, maiores são as chances.
Quanto ao segundo item, céu limpo, cabem observações. A primeira é que o sistema de previsão do tempo na Islândia não funciona. Se escorar na previsão do tempo como fonte única para prever o céu aberto na Islândia é inútil na maior parte das noites. Outra é que quanto maior a experiência e flexibilidade as chances aumentam exponencialmente. O vento tem um comportamento conhecido de acordo com a predominância da região. Conhecer isso é essencial para o sucesso de encontrar céu limpo em alguns pontos específicos por todo o mapa. Outro ponto é que quando temos um roteiro temos menos chances de céu limpo. Isso porque não há como se deslocar longas distâncias para encontrar céu limpo em uma região muito distante do roteiro do dia seguinte, e para isso temos as expedições, que são os grupos que não tem roteiro e são exclusivos para caçada a Aurora Boreal em 4×4.
Quanto o terceiro item, noite escura, podemos resumir que a diferença entre novembro/fevereiro e março/outubro é de aproximadamente 10% no pior dos cenários, e que mesmo os meses que possuem a luz ligeiramente em seu favor possui em seu desfavor um país ligeiramente mais agressivo quanto as tempestades.
Basta embarcar em no Winter Experience ou no Northern Lights Expedition para entender a diferença entre ir e conhecer a Islândia e ver a Aurora Boreal!
Leave a reply